Postagem em destaque

Atraso

Tava pensando no atraso. Ele faz bem porque pode  evitar um acaso sem culpa. Pode celebrar a vida no paraíso ou evitar a causa do falecido....

domingo, 19 de julho de 2009

A catadora de papel




Na escola a professora pergunta a uma menina de onze anos o que ela queria ser , qual a sua profissão e a menina respondeu de supetão: "catadora de papel".


A professora se exaltou, o resto da turma caiu na gargalhada.


A professora pensou rápido e tomou uma decisão:"chama a sua mãe, você precisa de um psicólogo, a escola não tem."


A menina não entendeu nada. Tinha lido um belo texto de uma catadora de papel. Será discriminação, coisa e tal? Que hipocrisia é esta que a gente acha bonito mas não pra gente?


Foi pra casa, relatou o fato à mãe que fazia o almoço e ao pai que estava ao lado conversando.


O pai levou um susto "que é isto, você tava debochando da professora?". A mãe contorna explicando que é uma profissão como outra qualquer e que a professora reagiu de forma preconceituosa. A menina alí sem entender, dizia que não queria mais estudar. O pai dizia que mesmo pra ser catadora de papel precisava de um certo estudo. "Onde já se viu?" A mãe cautelosa pensava em um jeito sábio de sair bem da situação.


Chegou na escola onde trabalhava, a professora já tava no portão esperando, já armada


de um blá blá blá. A mãe, que também era professora se armou também de argumentos científicos, da sociologia, psicologia, teologia, etc e tal. A professora quietou.


Veio a coordenadora. "Você tá sabendo?"Veio a diretora "meu Deus do céu!"


Que alvoroço sem igual "a minha filha quer ser catadora de papel". Ela queria que a filha fizesse faculdade, e ela quer ser catadora de papel.


Foi lhe ensinar a tarefa de casa, se exaltou. Explicou "olha tudo bem que queira ser catadora de papel mas vai ser uma catadora de papel universitária. Tem que estudar para saber de onde vem este papel que você cata. Mas você acha que se eles tivessem escolha e oportunidades que você tem eles não aproveitariam? Pra nós é lindo porque não somos nós que botamos a mão no lixo de cocô de cachorro, papel higiênico sujo, resto de comida podre, bichos de lixo. É lindo porque é duro e se você tem mesmo vontade de ser catadora de papel pergunte a eles se é isto que querem pra seus filhos. Quer ser catadora de papel? Não tem problema. Não importa o que você faça mas saiba o que está fazendo. Não estude só pra ter uma profissão mas para saber e conhecer".


A menina entendeu a lição. Ficou pensativa e mudou de profissão. Queria agora ser professora. "Meu Deus do céu vai começar tudo de novo."








Um comentário:

Fn disse...

Passar a vida catando: riquezas para uns, verdades para outros, talentos para quem sabe descobri-los. Muito bom o seu texto, Lu. Ótimo o blog.