Postagem em destaque

Atraso

Tava pensando no atraso. Ele faz bem porque pode  evitar um acaso sem culpa. Pode celebrar a vida no paraíso ou evitar a causa do falecido....

domingo, 13 de dezembro de 2009

E a chuva passa

Em dias de chuva é uma corre-corre. Corre pra se esconder, corre para não desandar. Corre para não se molhar. Corre da chuva que virá. E lá vem o céu escurecer, nuvem se movimentar. E, enfim cai e a enxurrada corre, norteada para o rio e o mar. É hora do pobre se preocupar e correr para não se soterrar nos escombros de terra deslizada sobre os barracos frágeis alicerçados em alguma área irregular. A menina se preocupa com a chapinha no cabelo e o menino joga bola na chuva. A lavadeira recolhe a roupa no varal e o cãozinho de rua que driblou a carrocinha corre procurando abrigo. Os pássaros se empoleiram no abacateiro.

Em dias de chuva vem a preguiça e o sono, vem o barulhinho da goteira, o som do trovão e o pisca-pisca do relâmpago. Dá um medo! Mas é só barulho. A mãe fantasia para o filho: Deus tá lavando o céu. E o barulho? Pergunta o filho desconfiado. É que Deus arrasta os móveis. E as luzes? ...! Ela não sabe, muda de assunto. Calce o sapato, menino! Cuidado com o raio. Tampe os espelhos! Por quê? Sei lá, vovó ensinou.

E a chuva passa. Tão rápido. Foi só uma chuva mas a natureza agradece e o arrozal cresce, a terra ressecada floresce de florzinhas no cerrado, e a vida continua. A chuva passa e a vida continua.

Assim são as coisas boas e ruins. É preciso esperar. O corre-corre, os desconfortos podem trazer vida nova. Boa? Ruím? Depende do que semeou. Mas ás vezes a chuva vem e causa catástrofe(será que foi a chuva?).Quase sempre trás vida nova. As pessoas é que desviam o natural objetivo das coisas.

4 comentários:

Mágna Cavalcante disse...

Muito bom de verdade. Você descreve maravilhosamente bem os dias chuvosos e fez uma comparação com a vida em geral que achei muito interessante. Parabéns. Adorei.
Quero agradecer o comentário no meu blog. Muito obrigada pela generosidade, mas vc falou de um vídeo, aonde está ele?

Ruth disse...

As vezes penso que nós humanos somos mestres em criar desvios e fazer dias chuvosos se transformarem em tempestades...porque? será tão difícil olhar o mundo com simplicidade?
Adorei o texto,você está escrevendo cada vez melhor.Parabéns!!!

Fn disse...

Mulheres se dão tão bem, né? ai ai

Fn disse...

Ei, faltou dizer que vc é uma ótima cronista, o que passa não te ilude nem tonteia. Parabéns.